Este site armazena cookies no seu equipamento para melhorar a sua experiência de navegação.
  • Audit & Assurance

    Exame da Informação Financeira Prospetiva

Exame da Informação Financeira Prospetiva

A informação financeira prospetiva está relacionada com acontecimentos e ações que ainda não ocorreram e que podem não ocorrer. Embora possam estar disponíveis provas para apoiar os pressupostos em que se baseia a informação financeira previsional, tais provas são geralmente viradas para o futuro e, por isso, de natureza especulativa, bem distintas das provas usualmente disponíveis na auditoria de informação financeira histórica.

Um exame da informação financeira prospetiva tem como principal objetivo emitir uma opinião sobre se a informação financeira prospetiva foi, ou não, devidamente preparada na base de pressupostos enunciados, incluindo uma declaração de segurança negativa sobre se esses pressupostos proporcionam, ou não, uma base razoável para a preparação da informação financeira prospetiva.

Este tipo de exame é utilizado principalmente na análise de orçamentos e de informação financeira prospetiva contida noutros documentos (prospetos p.e.), mas poderá ser utilizado para outros fins relacionados com requisitos legais, estatutários, regulatórios ou iniciativa das próprias entidades.