AVISO N.º 2/2025 DO BdP: A SUA INSTITUIÇÃO JÁ ESTÁ PREPARADA?
AVISO N.º 2/2025 DO BdP: A SUA INSTITUIÇÃO JÁ ESTÁ PREPARADA?
As instituições têm até setembro de 2025 para completar o processo de adaptação ao Aviso n.º 2/2025, publicado em março de 2025, com alterações ao Aviso n.º 3/2020, que regula a cultura organizacional, os sistemas de governo e o controlo interno das instituições supervisionadas.
Principais mudanças e impacto imediato:
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Antecipação do prazo para 30 de setembro e ampliação do conteúdo dos relatórios anuais das funções de Controlo Interno (riscos, auditoria e conformidade), incluindo:
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Avaliação da suficiência dos recursos materiais, técnicos e humanos, incluindo a qualificação e grau de execução do plano de formação da equipa
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Necessidade de uma avaliação do grau de execução dos planos de atividades, incluindo justificações para alterações e não cumprimento dos mesmos
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Avaliação da adequação da organização da função de gestão de riscos, considerando os riscos atuais e potenciais da instituição
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A atuação da Função de conformidade inclui:
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a emissão de recomendações baseadas nos resultados das avaliações realizadas
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o acompanhamento contínuo das deficiências identificadas, em função do risco, e garantir a implementação atempada e eficaz de ações corretivas
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a análise de eventuais incumprimentos na sua área de atuação e solicitar e recorrer ao apoio de prestadores de serviços externos, se necessário
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A atuação da Função de Auditoria Interna inclui a avaliação das funções de gestão de risco e conformidade, bem como das funções e atividades subcontratadas
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Subcontratação das funções de Controlo Interno: maior flexibilidade na organização das funções de controlo interno, permitindo subcontratação de tarefas operacionais
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Planos de formação: reforço da exigência de formação contínua para membros do órgão de administração e fiscalização, com foco em riscos emergentes e temas relevantes
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Conceito de deficiências: o conceito foi clarificado e abrange tanto os incumprimentos legais, regulamentares e de normativos internos, como também oportunidades de melhoria identificadas na instituição
Próximos passos: preparar-se com confiança
Estas mudanças exigem revisões aos modelos de governance, ajustamentos a processos internos e, em muitos casos, reforço da documentação e reporte às autoridades.
A nossa equipa da BDO Risk & Compliance Advisory Services está disponível para apoiar neste processo de adaptação. Contacte-nos através dos endereços thais.yusiasu@bdo.pt e vasco.schiappa@bdo.pt, cristina.dias@bdo.pt para obter mais informações sobre nossos serviços (Auditoria Interna - BDO e Controlos Internos - BDO).