Abertura de Sistemas de Incentivos
Abertura de Sistemas de Incentivos
Novo Sistema de Incentivos à Qualificação das PME
Foi publicado um novo aviso do Sistema de Incentivos à Qualificação das PMEs que visa apoiar operações individuais de qualificação e digitalização de modelos de negócio, com o objetivo de promover a competitividade das PME e sua capacidade de resposta no mercado global.
Os projetos devem inserir-se nos seguintes domínios imateriais:
- Inovação organizacional, de gestão e logística;
- Digitalização e transformação digital, incluindo cibersegurança e proteção de dados;
- Criação de marcas e de design, excluindo as alterações periódicas e outras de natureza cíclica e sazonal;
- Capacitação para o desenvolvimento de produtos, serviços e processos;
- Proteção de propriedade industrial;
- Qualidade e certificação;
- Transferência de conhecimento e tecnologia;
- Sustentabilidade e ecoinovação.
Os principais investimentos elegíveis são:
- Equipamentos e software;
- Custos salariais com a contratação de recursos humanos qualificados;
- Custos dos serviços de consultoria especializados, nomeadamente: associados à: i) certificação de produtos, processos ou serviços; ii) Custos de conceção e registo de novas marcas; iii) custos associados à domiciliação e subscrição de aplicações, adesão a plataformas eletrónicas ou inclusão em diretórios e motores de busca;
- Custos de obtenção, validação e defesa de patentes e outros registos de propriedade industrial.
- A taxa de incentivo máxima é de 50% com natureza não reembolsável, exceto para Lisboa onde é 40%, e o projeto deve ter uma duração até 24 meses. A dotação orçamental é de 18M€ e o aviso estará aberto até final de janeiro de 2025.
Para maior detalhe, consulte a nossa Ficha de Produto.
Apoio para a contratação de RECURSOS HUMANOS ALTAMENTE QUALIFICADOS aberto em Lisboa
Abriu o aviso que restava para LISBOA para apoiar a contratação de Recursos Humanos Altamente Qualificados por micro, pequenas e médias empresas, com uma dotação global de 1M€.
O incentivo é de 50%, não reembolsável e as candidaturas decorrem até 30 de agosto de 2024.
Este incentivo já se encontrava a decorrer para as regiões do CENTRO, ALENTEJO e ALGARVE.
Para maior detalhe, consulte a nossa Ficha de Produto.
Sistema de Incentivos de Base Territorial aberto no Alentejo
Foi lançado o aviso do Sistema de Incentivos de Base Territorial no Alentejo, uma medida que visa a criação, expansão ou modernização de micro e pequenas empresas.
O incentivo é de natureza não reembolsável, a uma taxa de 50% para Territórios de Baixa Densidade e 40% para Outros Territórios, com a possibilidade de mais 10% em majoração.
Recordar que também se encontra aberto o aviso para o ALGARVE e está previsto abrir no Norte e Centro.
Para maior detalhe, consulte a nossa Ficha de Produto.
Aviso Internacionalização da Investigação, Desenvolvimento e Inovação (MPr-2024-6)
Foi lançado um novo aviso para a internacionalização da Investigação, Desenvolvimento e Inovação que visa apoiar a preparação e submissão de candidaturas a programas de investigação e inovação (I&I) financiados pela União Europeia, tais como o Programa Horizonte Europa, o programa EUREKA, o Programa Europa Digital, o Fundo de Investigação do Carvão e do Aço, e o Fundo Europeu de Defesa.
Os beneficiários são micro, pequenas e médias empresas (PME), e empresas de pequena-média capitalização (Small Mid Cap).
Despesas elegíveis:
- Aquisição de serviços de consultoria com a preparação de proposta de candidatura aos Programas Europeus;
- Viagens e estadas ao estrangeiro diretamente imputáveis à operação e comprovadamente necessárias à sua realização;
- Despesas com pessoal;
- Despesas com a intervenção de Contabilista Certificado ou Revisor Oficial de Contas na validação da despesa dos pedidos de pagamento.
Convocatória Multilateral Eureka Lightweighting 2024
Foi lançado uma convocatória para financiamento de projetos de I&D internacional na área das tecnologias de Lightweighting. A tecnologia Lightweight, ou de redução de peso, surge como uma solução que economize materiais e aumente a reciclagem, mantendo ou melhorando a sua funcionalidade. Assim, um design inteligente e leve, matérias-primas de base biológica, reutilização, re-fabricação e fluxos de materiais reciclados são parâmetros cruciais a ter em consideração neste âmbito. Soluções digitais para modelos de cálculo, processos de produção e similares são ferramentas essenciais para impulsionar o sucesso da inovação leve.
O consórcio deve incluir entidades de pelo menos dois dos seguintes países: Áustria, Bélgica, Canadá, Chile, Estónia, França, Alemanha, Israel, Lituânia, Luxemburgo, Portugal, Coreia do Sul, Espanha e Turquia.
O incentivo é de natureza não reembolsável com uma taxa de 80% para empresas (PME ou small-mid caps) e 85% para ENESII (Entidades Não Empresarias do Sistema de I&I) e as candidaturas estão a decorrer até 25 de setembro de 2024.